Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de diagnóstico por imagem não-invasivo que permite a visualização de órgãos e estruturas corporais, com precisão maior que a da Radiografia Convencional. Nesta técnica, as imagens são geradas por radiação, em seções transversais – ou seja, em fatias – e produzidas no computador, de forma multidimensional.

Este exame é um grande aliado da Medicina no diagnóstico da maioria das doenças, inclusive as oncológicas, devido ao seu elevado grau de detalhamento, que permite a identificação de nódulos ainda em fases iniciais. Por isso, a TC atua como recurso importante na avaliação de tumores primários, assim como para a confirmação ou o afastamento da presença de metástases.

A Tomografia Computadorizada também é extremamente relevante para o diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurisma, edema cerebral, embolia pulmonar e derrames, sejam pleural, cardíaco ou peritoneal. O exame também é indicado em casos de traumas, já que permite a identificação de hemorragias, ferimentos e fraturas, bem como é utilizado para orientar procedimentos minimamente invasivos, como excisões para destruição de tumores por congelamento ou ondas de ultrassonografia. 

Este exame possui contraindicação relativa para gestantes, devido ao seu grau de radiação – portanto, só deve ser feito sob orientação do médico e com autorização da paciente. Também há contraindicação para pacientes alérgicos a iodo, nos casos de TC com contraste.

Como o exame é realizado?

Para a realização do exame, é obrigatório que o paciente esteja despido de objetos metálicos. Na Clínica Imagem Plena, é fornecida ao paciente vestimenta apropriada, bem como armário para que guarde seus pertencentes.

Já com o avental, o paciente deverá deitar na maca do aparelho, por onde o scanner, em formato circular, irá deslizar à sua volta, para a captação das imagens. Durante todo o processo, o paciente deverá permanecer imóvel, para que o resultado seja o mais preciso e nítido possível.

Os procedimentos de TC duram, em média, de 5 a 30 minutos, a depender da área analisada.

Cuidados posteriores

A TC é um exame indolor e, em geral, não há cuidados específicos após a sua realização. Mas, caso seja feito uso de contraste, o paciente pode ter reações leves e passageiras, como náuseas e coceiras.

Pacientes lactantes devem aguardar um período de 8 horas após a ingestão do contraste para voltar a amamentar.

Preparos de Exames

Antes de realizar seu exame de Tomografia Computadorizada, certifique-se de cumprir as recomendações de preparo:

TC Com Contraste

TC Abdômen Superior/Total Com Contraste

TC Abdômen Superior/Total Sem Contraste