22 / 06 / 22

Hábitos de vida saudáveis são fundamentais para o seu processo de qualidade de vida

 

Manter hábitos saudáveis no dia a dia e frequentar o médico de sua confiança pelo menos uma vez ao ano, sem dúvida alguma, são práticas que ajudam qualquer indivíduo a ter qualidade de vida. Isso significa dizer que ele terá mais longevidade e, consequentemente, menos riscos de contrair doenças. E, no caso do aparecimento de algumas delas, as chances do tratamento dar certo são bem maiores.

E se o assunto da vez é qualidade de vida, a médica alagoana Manuela Rocha ressalta alguns desses cuidados que são necessários para mantermos a saúde em dia: “Tomar água – o cálculo da quantidade exata é de acordo com o peso de cada pessoa, comer comida de verdade e livre de conservantes, consumir verduras legumes e frutas, praticar atividade física todos os dias – 7x por semana – e cuidar da higiene do sono, valorizando o momento do descanso, são hábitos que devem fazer parte da vida de todos nós”, orientou ela.

Segundo a médica, transformar tais práticas em rotina não é das tarefas mais fáceis, entretanto, é preciso que cada um tenha consciência do poder de transformação que elas terão em sua vida. “Ninguém colhe resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Mudar sempre vai ser difícil, hábitos antigos são exercidos quase que automaticamente, sem pensar. Por isso, sugiro começar a se observar, a se motivar através da informação. Ter ciência do que te faz bem ou mal é a motivação para sair da zona de conforto e iniciar o processo de evolução”, ponderou Manoela Rocha.

Cada cidadão é responsável pela sua saúde

A médica ainda destacou que o papel de cuidar da saúde cabe a cada pessoa, de forma individualizada. “Sabemos hoje que somos os maiores responsáveis pelo nosso processo de adoecimento na grande maioria das vezes. Então, despertar para esse nível de consciência faz com que deixemos de arrumar desculpas e priorizemos o nosso bem mais preciso, a nossa vida. Sem saúde, nosso rendimento e produtividade ficam comprometidos. Jamais seremos bem-sucedidos em gerir outros âmbitos da vida se não tivermos gerência, primeiro, das nossas escolhas e saúde”, finalizou Manuela Rocha.

E além, claro, dessa mudança tão necessária, manter a rotina de visita ao médico de sua confiança é fundamental para que você possa acompanhar como anda a sua saúde. É esse profissional que, por meio dos exames periódicos, poderá te informar sobre como andam corpo e mente, essas duas estruturas fundamentais para a sua qualidade de vida.

22 / 06 / 22