12 / 01 / 22

Covid-19: Tomografia de Tórax com laudo em até 2h

 

Diante dos novos surtos de Covid-19 em todo o mundo, ocasionados, em sua maioria, em razão das festividades de fim de ano, a Clínica Imagem Plena retomou, a partir de 2022, sua maratona de exames de Tomografia Computadorizada (TC) do Tórax, que corroboram com a investigação da doença, por meio do diagnóstico por imagem. Assim, pacientes com suspeita da doença, recebem o laudo em até 2h após a realização do exame, seja por WhatsApp, presencialmente ou em nosso site, com login e senha disponibilizados em nossas instalações, ao término do procedimento.

Contribuição da TC para o diagnóstico de Covid-19

Apesar de os exames sorológico e RT-PCR serem considerados os métodos de ouro para o diagnóstico da Covid-19, as imagens de TC do Tórax têm sido grandes aliadas da Medicina para a investigação precoce da enfermidade e orientações para a conduta médica no tratamento dos casos.

A TC, antes considerada exame complementar, tem ganhado protagonismo na pandemia, principalmente pela alta procura pelo método ouro, muitas vezes insuficiente em relação à demanda. Além disso, tem apresentado diagnósticos mais rápidos e detalhados nos casos de pacientes com suspeitas evidentes, mas com exames laboratoriais inconclusivos ou negativos.

A Tomografia permite detalhamento dos pulmões, em alta resolução, tendo três importantes contribuições nas investigações da Covid-19: detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitosavaliação da gravidade da pneumonia; e acompanhamento da evolução do quadro respiratório em pacientes confirmados.

A Radiologia tem sido fundamental para que possamos identificar a magnitude do comprometimento dos pulmões e o percentual de vidro fosco do paciente”, destaca o radiologista – Dr. Rodrigo Bomfim, radiologista.

12 / 01 / 22